Irmã Liliana Desumma

Irmã Liliana foi das primeiras irmãs a chegarem ao Brasil em 05 de junho de 1954.
-
Nasceu na Itália, cidade de Catanzaro na região da Calábria.
-
Fez os primeiros votos aos 24 de fevereiro de 1951.
-
Quando tinha apenas três anos de vida religiosa foi enviada ao Brasil.
-
No dia 19 de junho , juntamente com Ir. Margarida e Ir. Pierina, foi enviada a Mantena, onde foi morar em uma casa pequena, sem luz elétrica, sem banheiro e sem chuveiro.
-
Em 04 de dezembro de 1955, Ir. Liliana deu início ao Instituto Nossa Senhora de Fátima, acolhendo crianças órfãs e ministrando aulas no Jardim de Infância, e foi com as crianças que aprendeu rapidamente a língua portuguesa.
-
Depois de morar em Baependi e Rio de Janeiro, viveu por 41 anos em Belo Horizonte, onde fundou o Instituto Padre Angélico Lipàni, doando sua vida à formação de crianças e adolescentes.
-
Irmã Liliana não mediu sacrifícios nem esforços, enfrentou e venceu dificuldades, levando adiante o carisma de Frei Angélico, dando testemunho de fiel discípula missionária..
-
Faleceu em Belo Horizonte no dia 22 de janeiro de 2018.
Congregação das Irmãs Franciscanas
A Congregação das Irmãs Franciscanas do Senhor teve origem por lutos e tragédias que atingiram a cidade de Caltanissetta, devido aos desabamentos nas minas de enxofre. A economia, na época, era baseada principalmente na extração de enxofre das minas.
A Congregação das Irmãs Franciscanas do Senhor, foi criada com a intenção de ajudar as vidas e famílias dos mineiros de extrema pobreza. Foram duas as tragédias de mineração: a de Gessolungo, em 1881, e a de Tumminelli, em 1882, que impulsionaram o Padre Angélico à fundação de uma obra para ajudar aqueles que iriam pagar mais por essas tragédias, os órfãos dos mineiros.
Começando com apenas três professoras terciárias Antoinette Gancitano, Filippa Volpes e Filomena Licitri, humildemente passaram de casa em casa para recolher caridade para acomodar algumas órfãs em uma pequena casa.
Após um ano de “noviciado”, em 15 de outubro de 1885, aos pés do Crucifixo Senhor da Cidade, Padre Angélico recebeu a consagração dessas duas almas santas, nascia ali a Congregação das Irmãs Franciscanas do Senhor.
“Sede santas, quero que todas sejais santas, como santo eu quero ser.“ Com estas palavras, no dia 9 de julho de 1920, na pequena sala de Via Mussomeli em Caltanissetta/Itália, o Padre Angélico despediu-se das suas irmãs, deixando-lhes um testamento desafiador e sem tempo.
Desde então, a Congregação das Irmãs Franciscanas do Senhor tem-se expandido por todo o mundo, trazendo luz para crianças, idosos, necessitados e em papel ímpar para a educação.

