Padre Angélico Lipàni
Padre Angélico Lipàni: O Fundador da Congregação das Irmãs Franciscanas do Senhor.
O Servo de Deus Padre Angélico Lipàni nasceu em 28 de dezembro de 1842, em Caltanissetta, e faleceu em 9 de julho de 1920. Angélico Lipàni, foi um homem de fé e de grandes ideais, desde cedo aprendeu muito com seus pais: Salvatore e Calogera Raitano. A mãe, uma dona de casa simples, era descendente de uma família rica.
Em 13 de outubro de 1861, aos 19 anos de idade, pelas mãos de Padre Celestino de Caccamo, mestre de noviços, Vicenzo recebeu o hábito franciscano e também um novo nome, como o costume da época. O seu nome passou a ser frei Angélico.
O seu nome era um programa de vida: ser como um anjo, fazer o bem a todos, ajudar os necessitados, servir a Deus nos pobres. Em dezembro de 1862 foi admitido na Primeira Profissão Religiosa e com grande alegria emitiu os votos de obediência, pobreza e castidade, considerando que aquele dia teria sido “o mais belo da sua vida.”
Em 1874 tornou-se professor de Letras no Seminário Diocesano de Caltanissetta. Para os trinta e cinco seminaristas as matérias eram ensinadas com competência e profissionalismo. Ele ajudou os seminaristas mais pobres, vindos de fora da cidade, acolhendo-os na sua casa em Via Parrinello, dando-lhes comida, alojamento, hospitalidade e aulas. Sete seminaristas estudavam e alojavam-se gratuitamente na sua casa.
Construiu o Instituto Senhor da Cidade onde acolheu primeiramente, doze órfãs. Padre Angélico entendia que não bastava às crianças tão somente a instrução, era necessário pensar também na sua formação espiritual, numa educação cristã, além da humana e cívica. Era preciso que alguém cobrisse aquelas crianças de atenções e cuidados maternos e tal missão podia ser executada apenas por almas inteiramente consagradas a Deus.
Demonstrou sólida fé e amor aos mais necessitados, construindo seu apostolado em favor dos pobres, defendeu a dignidade dos trabalhadores das minas de enxofre espalhadas por todo território de Caltanissetta.
